SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O que é educação física?

Apresentamos um trabalho essa semana sobre essa pergunta, não conseguimos chegar na resposta que o professor queria, porém ele nos disse que o fato de percebemos que a Educação física cuida do corpo e da mente, já é um grande passo.
O meu grupo decidiu por estudar o livro do Medina-A Educação Física cuida do Corpo... e Mente. Com essa leitura passamos a pensar no Homem como um ser completo, não temos como separar corpo, mente e alma ou espírito, temos que pensar em sua totalidade. Sendo um profissional ou um professor de Ed Física vamos ter contato com pessoas doentes do corpo, da alma ou da mente e vamos ter que procurar meios de fazer o nosso trabalho, sem prejudicar mais essa pessoa e sim procurando ajuda-lá.
Percebemos também que a Ed Física passou por uma revolução nos meados de 1983, procurando justamente esse olhar mais humano e mais social.
A Ed. Física ainda precisa de muitas mudanças, precisamos ensinar os nosso alunos a competir e também a colaborar com próximo, precisamos achar um equilíbrio entre o 'militarismo' e o 'liberal de mais'.
Precisamos nos lembrar que independente de ser um profissional ou um professor, antes de mais nada seremos educadores, que vamos educar por meio do movimento, pelo movimento e para o movimento.
Como faremos isso? Tento uma consciência transitiva critica, o que seria isso? esse tipo de consciência significa sair da zona de conforto e buscar cada vez mais ampliar os nossos conhecimentos, lendo, pesquisando, estudando, participando de palestras e debatendo assuntos que são pertinentes a nossa área de atuação.

Xadrez


Esporte do Intelecto

O Xadrez por si só,não pode ser considerado apenas um jogo, ou seja; ao memos tempo, ele representado nas artes como sendo habilidade, imaginação crtiva e a beleza das peças e do tabuleiro. Na matemática o xadrez é carecerizadocomo cálculo, raciocínio e memória que são pertinentes ao jogo-jogo este que pode ser carecterizado como esporte da mente. (Introdução ao Xadrez-Fabio 2004)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Comentário sobre a música BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Ao ler o artigo da Bacocina sobre o quadro de Pieter Brugel e ao realizar a pesquisa das 6 brincadeiras de rua, me lembrei muito da música do grupo Molejo Brincadeira de criança, essa música nos leva rapidamente a lembrar da nossa infância, pelo fato de citar várias brincadeiras. Mas me fez pensar na infância de hoje,será que as crianças sabem o que é brincar? Eu percebo que as crianças estão se tornando " pequenos adultos", e isso é culpa dos próprios adultos, que se esquecem que já foram crianças um dia e passam a transmitir suas frustrações entre outras coisas para esses seres que não entendem nada da vida.
Se for complicado lembrar de como era ser criança é só ouvir a música do Molejo, é claro que será necessário deixar de lado todo o preconceito, garanto que vai ajudar bastante!

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Brincadeiras de rua.

Essa semana discutimos sobre brincadeiras de rua e durante os debates, ficou mais fácil de entender o jogo lúdico, é exatamente aquilo que fazíamos quando éramos criança.
Segue abaixo algumas características do jogo lúdico:
1º as regras do jogo são estabelecidas pelos os próprios jogadores.
2º apesar das pessoas acharem que é só um brincadeira, o lúdico é muito sério.
3º é livre
4º é prazeroso
5º é tenso
6º tem o seu momento de relaxamento

Jogo e esporte qual é a diferença?

No jogo as regras são criadas pelos própios participantes.
No esporte a regra é criada por "uma outra pessoa"

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Lúdico

“ O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação. “ ( Santo Agostinho)

Educação Física Que curso é esse?

Essa foi a pergunta que fizeram a todos os alunos que estavam no 1º dia de aula (01/02/2010), creio que muitos foram levados a refletir, pelo menos eu fui.
No outro dia eu acordei pensando em tudo que havia escutado sobre o curso e a proposta da universidade. Confesso que fiquei um pouco assustada pois esperava um outro tipo de proposta, mas tabém fiquei bastante empolgada ao peceber que a proposta da universidade e dos professores bate com aquilo que sempre pensei em relação a Ed. Física, ter um conhecimeto intelectual e cultural, além da pratrica corporal. E que para ser um bom professor ou um bom profissional de Ed. Física eu tenho que ter algo a mais para oferecer, pricipalmentre pensando no ambiente escola.
Bom! cheguei a conclusão de que é isso que eu quero para minha vida acadêmica!