SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma das formas de quebrar paradigma nas aulas de Ed Física.

Nas aulas de Ed. Física podemos observar que a aula é apenas um momento de recreação com bola ou é o um treino de “auto rendimento”onde apenas alguns alunos participam. Como professores de Ed. Física precisamos nos lembrar o tempo todo de que não estamos lidando com atletas e muito menos ensinando esses alunos como brincar, mas que estamos influenciando na formação de um cidadão e que precisamos lhe passar algum conhecimento da atividade que estamos desenvolvendo em aula. Muitos alunos não se interessam pelas aulas de Ed. Física por passarem anos observando que os professores só “ensinam” algum tipo de X-bol (Voleibol, Basquetebol, Handebol e principalmente FUTEBOL) sendo que essa área é muito rica e tem muito para ensinar.

Como podemos quebrar esse paradigma?

No livro PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA de Darido, Suraya Cristina / Souza Jr., Osmar Moreira de, encontramos as três dimensões do conteúdo, que são:
Dimensão atitudinal: Trabalha as atitudes do indivíduo, em relação a cidadania: deveres e direitos (sociedade).
Dimensão Procedimental: Trabalha com atividades que estimulam o indivíduo a vivenciar, perceber e praticar as atividades motoras: correr, desviar, girar, amortecer...
Dimensão Conceitual: Trabalha os conceitos como a história, o significado, a importância de um determinado esporte ou competição.

Ex: Relação das dimensões com a Maratona.
-Podemos trabalhar com os alunos a história da maratona ex: quem foi o 1º atleta masculino a ganhar uma maratona, em que ano isso aconteceu, quem foi a 1ª mulher a participar oficialmente de uma maratona e como é esse esporte em nosso país. (CONCEITUAL)
-Podemos trabalhar com os alunos a maneira certa de correr e quais exercícios apropriados para fortalecer os membros inferiores. (PROCEDIMENTAL)
-Podemos trabalhar com os alunos a questão de não trapacear durante a prova e cidadania através de pesquisa sobre maratona que tem por objetivo alguma causa social. (ATITUDINAL)

Maratona

A maratona surgiu com um herói grego que, segundo a lenda, sacrificou sua vida para percorrer os 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas, na Grécia. O corredor era Pheidíppides que correu a distância para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, no ano 490 a.C. ao chegar em Atenas ele disse a para lavra Κερδίσει τη μάχη (Vencemos a Batalha) e em seguida, caiu morto.
A maratona começa a fazer parte dos jogos olímpicos no ano de 1896 em homenagem a Pheidíppides, a distância da prova era 40km. No ano de 1908 nos jogos olímpicos de Londres, para que família real pudesse assistir a prova a maratona ganha mais 2,195km.

A 1ª mulher a participar da maratona em jogos olímpicos foi a americana Joan Benoit Samuelson no ano de 1984 nos jogos olímpicos de Los Angeles.

No Brasil atualmente o maratonista mais conhecido é o ex- atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi derrubado por um Irlandês durante a prova nos jogos olímpicos de Atenas em 2004. Ele ficou em 3º lugar levando a medalha de bronze e Medalha Pierre de Coubertin concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

domingo, 28 de março de 2010

QUEBRANDO PARADIGMA

Podemos encontrar esse assunto em algumas manifestações artísticas como na música do Chico Scince



e no filme Abril Despedaçado, onde o personagem Menino faz de tudo para quebrar uma tradição (paradigma) da família.


Pensando em nossa profissão temos um texo do Valter Bracht que nos leva a refletir no modelo de Educação Física que é trabalhada nos escolas, apesar de se tratar de um texto do ano de 1986, o modelo continua o mesmo, os professores continuam usando aquele modelo padrão de ensinar os quatro esportes mais cohecidos visando apenas o movimento e as regras, muitas vezes excluindo aqueles alunos que não tem aptidão para determinados movimentos e não trazendo uma concientização do que é ser cidadão, sendo que esse paradigma pode ser quabrado, adaptando esses esportes para que todos alunos possam participar e aprender qual é o seu papel na sociedade.

Nome do texto : "A CRIANÇA QUE PRATICA ESPORTE RESPEITA REGRAS DO JOGO...CAPITALISTA"

Ciência

Essa semana apresentamos um trabalho muito interessante sobre ciência. Esse trabalho foi muito complexo, por se tratar de um assunto muito amplo, a cada pesquisa surgia um assunto novo. Usamos como base de estudo Rubem Alves e Chalmers para explicar a ciência Tradicional (ordem), Thomas Kuhn e Einsten (teoria do caos) para falar da Desordem.
Vou postar aqui de forma bem resumida um poco do que foi apresentado.

Um pouco da história:
A ciência começa na Grécia antiga, quando o homem passa a questionar (Filosofia) os mitos religiosos e populares (Mitologia Grega), os grandes pensadores da época começam a buscar respostas para o seu dia-a-dia, por meio da razão. Os grandes pensadores do período clássico são: Sócrates, Platão e Aristóteles.
No período moderno surgem outros pensadores, no Renascimento temos René Descates, Francis Bacon, Thomas Robbes e John Locke. No Iluminismo temos Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau.

Ordem:
Os cientistas assim como o homem comum buscam organizar as coisas, o homem busca essa organização no trabalho, em casa, nos estudos ou em qualquer outra situação para facilitar o seu dia-a-dia. O cientista demonstra essa ordem quando anuncia uma teoria. A ciência busca essa ordem através de paradigmas.
Uma ciência madura é governada por um único paradigma. O paradigma determina os padrões para o trabalho legítimo dentro da ciência que governa. Ele coordena e dirige a atividade de "solução de charadas" do grupo de cientistas normais que trabalham em seu interior. A existência de um paradigma capaz de sustentar uma tradição de ciência normal é a característica que distingue a ciência da não-ciência (Chalmers: 1929 p).
Desordem:
Para Thomas Kuhn a revolução cientifica se dá quando surge um novo paradigma completamente diferente do paradigma anterior. Aí começa a “desordem”, pois a quebra de paradigma significa ampliar a visão, mudar a forma de ver determinadas coisas.
Um exemplo de quebra de paradigma:
Um grande marco de uma revolução paradigmática é, por exemplo, a revolução galilaica do século XVII. Vê-se facilmente como funciona um paradigma, tomando como exemplo a observação das manchas solares feita por Galileu. Ele observa-as através do telescópio e outro cientista não as vê nas mesmas condições. Porquê? Por que se trata de dois paradigmas diferentes: um permite ver as manchas solares, ao passo que o outro não.

Conclusão:
Ciência tradicional:
Causa e efeito (ordem, certeza e controle) - Newton
Ciência nova: Teoria dos caos ( desordem, incerteza e dinâmico) - Einsten

A Ciência em Si

sábado, 27 de março de 2010

TEMAS QUE SERÃO POSTADOS NOS PRÓXIMOS DIAS

O QUE É CIÊNCIA?

C OMPRAVAÇÃO
I NFORMAÇÃO
Ê XPERIMENTO
N OVIDADE
C ONHECIMENTO
I NTRIGANTE
A VANÇO

A HISTÓRIA DA MARATONA.

M ARCA
A GILIDADE
R ENDIMENTO
T REINAMENTO
O RGANIZAÇÃO
N UMERO DE PARTICIPANTES
A TENÇÃO

Dois esportes desconhecidos

No mesmo trabalho sobre a classificação dos esportes foi solicitado que pesquisássemos dois esportes desconhecidos e fizéssemos uma classificação de ambos segundo a nossa pesquisa. Os esportes escolhidos foram o Kabaddi esporte indiano e o Kendô esporte japonês ambos os esportes são praticados no Brasil, o Kendô é mais conhecido e mais praticado devido a presença da cultura japonesa em nosso país e o Kabaddi é praticado no estado de Minas Gerais, mas precisamente em Belo Horizonte.





KENDO



KABADDI


Classificação:

Kendô: individual Esporte, com interação com o ardversário, ambienteal com estabilidade e de luta.

Kabaddi: Esporte coletivo, com interação com o adversário, com estabilidade ambiental e de luta.



Classificação dos esportes

No dia 12 de março fizemos uma apresentação sobre a classificação dos esportes, a nossa fonte de pesquisa foi o artigo do site efdesportes.com escrito por Fernando J. Gonzalez, essas classificações não Abrange todos os esportes, mas envolvem uma importante parte das modalidade.


Vamos as classificações:

-Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades motoras que em uma atuação do sujeito não é Condicionada Diretamente pela Necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.
- Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades que Requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas não implicam que uma interferência do adversário na atuação motora.
- Esportes individuais em que há interação com o oponente: São Aqueles em que os Sujeitos Diretamente Enfrentam a si mesmo, tentando em cada ato Alcançar os Objetivos do jogo concomitantemente evitando que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro.
- Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas Quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, SE COM Diretamente Enfrentam um Adversária equipe, tentando em cada ato Atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários façam o.

Além dessas classificações podemos fazer uma classificação observando o ambiente onde o jogo é realizado.
-Sem Esportes estabilidade praticados ou ambiental em espaços não-Padronizados: São Aqueles que se realizam em espaços que e mutáveis, conseqüentemente, apresentam incertezas para o praticante, exigindo dele uma permanente adaptação de sua ação motora às variações do ambiente.
-Com estabilidade Esportes praticados ou Ambiental em Espaços Padronizados: São os que se Realizam em espaços estandardizados e que não Oferecem incertezas para o praticante.

O que também podemos Classificar é o critério dessas Modalidades, com e sem oponente com interação.

Sem interação com o oponente:
Esportes de marca ": São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado É um registro quantitativo de tempo, distância ou peso.
Esportes "estéticos": São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado é uma qualidade do movimento segundo Padrões técnico-combinatórios.
Esportes de precisão: São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e Eficácia aproximar de um objeto ou um alvo Atingir.

Com interação com o oponente:
Esportes de combate ou luta:
Aqueles são caracterizados como Disputas em que o (s) oponente (s) deve (m) ser subjugado (s), com técnicas, Táticas e estratégias de desequilíbrio contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço e na Combinação de ações de ataque defesa (BRASIL, 1998, p. 70).
Campo e taco: Aqueles compreendem Que tem como objetivo colocar a bola longe dos jogadores do Campo, um fim de recorrer espaços DETERMINADOS para conseguir mais corridas que os adversários.
Esportes de rede / quadra dividida ou muro: SÃO OS Que tem como objetivo arremessar colocar / em lançar um móvel setores onde o (s) adversário (s) seja (m) Incapaz (es) de alcançá-lo ou força-lo (s) para que cometa / um erro m, servindo somente o tempo que o objeto está em movimento.
Esportes de invasão ou Territoriais: Constituem Aqueles que tem como objetivo invadir um setor defendido pelo adversário procurando atingindo uma meta contraria pontuar para, protegendo Simultaneamente um sua própria meta.

domingo, 14 de março de 2010

Exercícios Aquáticos.

Essa semana apresentamos um trabalho com esse tema, foi bastante interessante, pois cada grupo apresentou um assunto diferente dentro do tema , aprendemos sobre exercícios aquáticos na melhor idade, para bebês e para a 2ª infância, nosso grupo falou sobre exercícios aquáticos na gestação. Aprendemos com as apresentações que praticar exercício na água é recomendável para todas as idades e também para recuperação física das pessoas.



No caso da gestante o exercício moderado é sempre recomendável para que possa ter uma gestação saudável, o exercício aquático como natação e hidroginástica e recomendado, por não são ser um exercício de impacto, praticando esses exercícios a gestante consegue fortalecer o músculos do quadril, da cintura pélvica e das coxas o que vai auxiliar na hora do parto. O exercício na água também é muito procurado por gestantes para aliviar as dores nas costas e manter o peso. O condicionamento aquático também ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Ao estar na água, o seu corpo naturalmente se livra do excesso de água e sal, esses excessos geralmente causam retenção de água, que pode resultar em edema e desconforto, ou em pressões sanguíneas altas.

A gestante deve tomar alguns cuidados, como por exemplo, realizar o seu exercício no horário em que a piscina não esteja tão cheia, para que não seja atingida por uma outra pessoa e nem objeto, verificar as condições de higiene do vestiário e da piscina para que não se contamine com micose, e tomar muito cuidado com a temperatura da água para que não tenha um superaquecimento principalmente no início da gestação, pois prejudicar o feto que não tem um mecanismo de esfriamento, a temperatura da água dever ser em torno de 26 Cº.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Olha o lúdico aí de novo!

Novamente eu volto a falar do lúdico, acho que isso vai acontecer com bastante frequência, pois demorei p/ entender o que significa lúdico, e agora que entendi comecei a observar muitas situações lúdicas, como por exemplo, em uma música cantada por Wilson Simoninha Aqui é País do Futebol, nessa letra encontramos algumas características do lúdico. Podemos observar claramente a questão de torcedor sair por um determinado momento do cotidiano para viver um momento de "fantasia", a seriedade de torcer para aquele determinado time, e as regras que esse torcedor cria para si mesmo, como por exemplo escolher ficar na arquibancada na hora do jogo.

Segue o vídeo da música em questão.

sábado, 6 de março de 2010

Uma das definições do lúdico segundo Cailloins.

Para Caillois (1990), os jogos são atividades que possuem certa relatividade temporal, pois sua ação dura enquanto continuar a gerar divertimento e alegria. Não bastasse isso, o resultado de uma partida sempre se encontra em suspensão, caso contrário, não teria o menor sentido continuar a realização da atividade. Esse aspecto conjuntamente aos outros fatores anteriormente indicados garante o desenvolvimento e a manutenção da própria atividade lúdica. (efdeportes.com-Luiz dos Anjos)

Ed Física cultural.

Na perspectiva de OLIVEIRA (2004) a Educação Física existe em função do homem, enquanto ser individual e social, sendo assim temos que entender o indivíduo como um todo, nas suas várias formas de se relacionar com o mundo e a Educação Física como Cultura Corporal de Movimento têm que estar atenta as individualidades.(Tatiana Cortez Nunes e Yara Aparecida Couto)

Esse foi o segmento que mais me identifiquei, pois acredito que qualquer pessoa possa fazer Ed.Física. Como professores ou profissionais de ed. física não podemos ter preconceito com obeso, com o idoso, com ex dependente químico etc. Temos que mostrar que eles são capazes de realizar atividade física e fazendo isso estamos trabalhando o seu corpo, a sua mente e sua inclusão na sociedade.

Talvez eu tenha me identificado com esse segmento por um motivo pessoal, passei por uma mudança em que um profissional de Ed. Física teve uma importância muito grande.


Segue abaixo imagens dessa mudança.








O que é Ed. Física?

Essa semana o Porfº nos mostrou as respostas que ele queria sobre esse assunto. Deviríamos ter citado os antigos segmento de de Ed. Física como: Higienismo-Roma ( medicina-ideia de saúde) , Eugenismo-Nazista ( Raça- o ideal de Homem era o europeu ou seja branco) , Militarista-Brasil ( ideia de preparar o homem para guerra) e o Tecnicismo-Brasil ( ideia de esporte-esse período tem uma base militar muito forte e importante não era saber ensinar, mais sim o saber fazer), e os novos segmentos que começaram a surgir após uma revolução " pregada" pelo Medina na década de 80, segmentos que procuram formar o homem na sua totalidade ou seja corpo, mente e espírito. Segue abaixo os segmentos:
Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-Superadora, Sistémica, Psicomotricidade, Saúde Renovada, Jogos Cooperativos, Cultural, PCN e Crítico- Emancipatória.
Todos esse segmentos tem a visão de formar um cidadão com consciência não só de seu corpo e de sua mente, mas também da sociedade que está inserido.