Nas aulas de Ed. Física podemos observar que a aula é apenas um momento de recreação com bola ou é o um treino de “auto rendimento”onde apenas alguns alunos participam. Como professores de Ed. Física precisamos nos lembrar o tempo todo de que não estamos lidando com atletas e muito menos ensinando esses alunos como brincar, mas que estamos influenciando na formação de um cidadão e que precisamos lhe passar algum conhecimento da atividade que estamos desenvolvendo em aula. Muitos alunos não se interessam pelas aulas de Ed. Física por passarem anos observando que os professores só “ensinam” algum tipo de X-bol (Voleibol, Basquetebol, Handebol e principalmente FUTEBOL) sendo que essa área é muito rica e tem muito para ensinar.
Como podemos quebrar esse paradigma?
No livro PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA de Darido, Suraya Cristina / Souza Jr., Osmar Moreira de, encontramos as três dimensões do conteúdo, que são:
Dimensão atitudinal: Trabalha as atitudes do indivíduo, em relação a cidadania: deveres e direitos (sociedade).
Dimensão Procedimental: Trabalha com atividades que estimulam o indivíduo a vivenciar, perceber e praticar as atividades motoras: correr, desviar, girar, amortecer...
Dimensão Conceitual: Trabalha os conceitos como a história, o significado, a importância de um determinado esporte ou competição.
Ex: Relação das dimensões com a Maratona.
-Podemos trabalhar com os alunos a história da maratona ex: quem foi o 1º atleta masculino a ganhar uma maratona, em que ano isso aconteceu, quem foi a 1ª mulher a participar oficialmente de uma maratona e como é esse esporte em nosso país. (CONCEITUAL)
-Podemos trabalhar com os alunos a maneira certa de correr e quais exercícios apropriados para fortalecer os membros inferiores. (PROCEDIMENTAL)
-Podemos trabalhar com os alunos a questão de não trapacear durante a prova e cidadania através de pesquisa sobre maratona que tem por objetivo alguma causa social. (ATITUDINAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário