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sábado, 27 de março de 2010

Dois esportes desconhecidos

No mesmo trabalho sobre a classificação dos esportes foi solicitado que pesquisássemos dois esportes desconhecidos e fizéssemos uma classificação de ambos segundo a nossa pesquisa. Os esportes escolhidos foram o Kabaddi esporte indiano e o Kendô esporte japonês ambos os esportes são praticados no Brasil, o Kendô é mais conhecido e mais praticado devido a presença da cultura japonesa em nosso país e o Kabaddi é praticado no estado de Minas Gerais, mas precisamente em Belo Horizonte.





KENDO



KABADDI


Classificação:

Kendô: individual Esporte, com interação com o ardversário, ambienteal com estabilidade e de luta.

Kabaddi: Esporte coletivo, com interação com o adversário, com estabilidade ambiental e de luta.



Classificação dos esportes

No dia 12 de março fizemos uma apresentação sobre a classificação dos esportes, a nossa fonte de pesquisa foi o artigo do site efdesportes.com escrito por Fernando J. Gonzalez, essas classificações não Abrange todos os esportes, mas envolvem uma importante parte das modalidade.


Vamos as classificações:

-Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades motoras que em uma atuação do sujeito não é Condicionada Diretamente pela Necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.
- Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades que Requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas não implicam que uma interferência do adversário na atuação motora.
- Esportes individuais em que há interação com o oponente: São Aqueles em que os Sujeitos Diretamente Enfrentam a si mesmo, tentando em cada ato Alcançar os Objetivos do jogo concomitantemente evitando que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro.
- Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas Quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, SE COM Diretamente Enfrentam um Adversária equipe, tentando em cada ato Atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários façam o.

Além dessas classificações podemos fazer uma classificação observando o ambiente onde o jogo é realizado.
-Sem Esportes estabilidade praticados ou ambiental em espaços não-Padronizados: São Aqueles que se realizam em espaços que e mutáveis, conseqüentemente, apresentam incertezas para o praticante, exigindo dele uma permanente adaptação de sua ação motora às variações do ambiente.
-Com estabilidade Esportes praticados ou Ambiental em Espaços Padronizados: São os que se Realizam em espaços estandardizados e que não Oferecem incertezas para o praticante.

O que também podemos Classificar é o critério dessas Modalidades, com e sem oponente com interação.

Sem interação com o oponente:
Esportes de marca ": São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado É um registro quantitativo de tempo, distância ou peso.
Esportes "estéticos": São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado é uma qualidade do movimento segundo Padrões técnico-combinatórios.
Esportes de precisão: São Aqueles nos Quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e Eficácia aproximar de um objeto ou um alvo Atingir.

Com interação com o oponente:
Esportes de combate ou luta:
Aqueles são caracterizados como Disputas em que o (s) oponente (s) deve (m) ser subjugado (s), com técnicas, Táticas e estratégias de desequilíbrio contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço e na Combinação de ações de ataque defesa (BRASIL, 1998, p. 70).
Campo e taco: Aqueles compreendem Que tem como objetivo colocar a bola longe dos jogadores do Campo, um fim de recorrer espaços DETERMINADOS para conseguir mais corridas que os adversários.
Esportes de rede / quadra dividida ou muro: SÃO OS Que tem como objetivo arremessar colocar / em lançar um móvel setores onde o (s) adversário (s) seja (m) Incapaz (es) de alcançá-lo ou força-lo (s) para que cometa / um erro m, servindo somente o tempo que o objeto está em movimento.
Esportes de invasão ou Territoriais: Constituem Aqueles que tem como objetivo invadir um setor defendido pelo adversário procurando atingindo uma meta contraria pontuar para, protegendo Simultaneamente um sua própria meta.

domingo, 14 de março de 2010

Exercícios Aquáticos.

Essa semana apresentamos um trabalho com esse tema, foi bastante interessante, pois cada grupo apresentou um assunto diferente dentro do tema , aprendemos sobre exercícios aquáticos na melhor idade, para bebês e para a 2ª infância, nosso grupo falou sobre exercícios aquáticos na gestação. Aprendemos com as apresentações que praticar exercício na água é recomendável para todas as idades e também para recuperação física das pessoas.



No caso da gestante o exercício moderado é sempre recomendável para que possa ter uma gestação saudável, o exercício aquático como natação e hidroginástica e recomendado, por não são ser um exercício de impacto, praticando esses exercícios a gestante consegue fortalecer o músculos do quadril, da cintura pélvica e das coxas o que vai auxiliar na hora do parto. O exercício na água também é muito procurado por gestantes para aliviar as dores nas costas e manter o peso. O condicionamento aquático também ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Ao estar na água, o seu corpo naturalmente se livra do excesso de água e sal, esses excessos geralmente causam retenção de água, que pode resultar em edema e desconforto, ou em pressões sanguíneas altas.

A gestante deve tomar alguns cuidados, como por exemplo, realizar o seu exercício no horário em que a piscina não esteja tão cheia, para que não seja atingida por uma outra pessoa e nem objeto, verificar as condições de higiene do vestiário e da piscina para que não se contamine com micose, e tomar muito cuidado com a temperatura da água para que não tenha um superaquecimento principalmente no início da gestação, pois prejudicar o feto que não tem um mecanismo de esfriamento, a temperatura da água dever ser em torno de 26 Cº.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Olha o lúdico aí de novo!

Novamente eu volto a falar do lúdico, acho que isso vai acontecer com bastante frequência, pois demorei p/ entender o que significa lúdico, e agora que entendi comecei a observar muitas situações lúdicas, como por exemplo, em uma música cantada por Wilson Simoninha Aqui é País do Futebol, nessa letra encontramos algumas características do lúdico. Podemos observar claramente a questão de torcedor sair por um determinado momento do cotidiano para viver um momento de "fantasia", a seriedade de torcer para aquele determinado time, e as regras que esse torcedor cria para si mesmo, como por exemplo escolher ficar na arquibancada na hora do jogo.

Segue o vídeo da música em questão.

sábado, 6 de março de 2010

Uma das definições do lúdico segundo Cailloins.

Para Caillois (1990), os jogos são atividades que possuem certa relatividade temporal, pois sua ação dura enquanto continuar a gerar divertimento e alegria. Não bastasse isso, o resultado de uma partida sempre se encontra em suspensão, caso contrário, não teria o menor sentido continuar a realização da atividade. Esse aspecto conjuntamente aos outros fatores anteriormente indicados garante o desenvolvimento e a manutenção da própria atividade lúdica. (efdeportes.com-Luiz dos Anjos)

Ed Física cultural.

Na perspectiva de OLIVEIRA (2004) a Educação Física existe em função do homem, enquanto ser individual e social, sendo assim temos que entender o indivíduo como um todo, nas suas várias formas de se relacionar com o mundo e a Educação Física como Cultura Corporal de Movimento têm que estar atenta as individualidades.(Tatiana Cortez Nunes e Yara Aparecida Couto)

Esse foi o segmento que mais me identifiquei, pois acredito que qualquer pessoa possa fazer Ed.Física. Como professores ou profissionais de ed. física não podemos ter preconceito com obeso, com o idoso, com ex dependente químico etc. Temos que mostrar que eles são capazes de realizar atividade física e fazendo isso estamos trabalhando o seu corpo, a sua mente e sua inclusão na sociedade.

Talvez eu tenha me identificado com esse segmento por um motivo pessoal, passei por uma mudança em que um profissional de Ed. Física teve uma importância muito grande.


Segue abaixo imagens dessa mudança.








O que é Ed. Física?

Essa semana o Porfº nos mostrou as respostas que ele queria sobre esse assunto. Deviríamos ter citado os antigos segmento de de Ed. Física como: Higienismo-Roma ( medicina-ideia de saúde) , Eugenismo-Nazista ( Raça- o ideal de Homem era o europeu ou seja branco) , Militarista-Brasil ( ideia de preparar o homem para guerra) e o Tecnicismo-Brasil ( ideia de esporte-esse período tem uma base militar muito forte e importante não era saber ensinar, mais sim o saber fazer), e os novos segmentos que começaram a surgir após uma revolução " pregada" pelo Medina na década de 80, segmentos que procuram formar o homem na sua totalidade ou seja corpo, mente e espírito. Segue abaixo os segmentos:
Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-Superadora, Sistémica, Psicomotricidade, Saúde Renovada, Jogos Cooperativos, Cultural, PCN e Crítico- Emancipatória.
Todos esse segmentos tem a visão de formar um cidadão com consciência não só de seu corpo e de sua mente, mas também da sociedade que está inserido.