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quarta-feira, 21 de abril de 2010
Judô
No Judô encontramos a parte física que vem do Jui-Jitsu a parte do intelecto que é a filosofia.
Jiogoro Kano viu que as técnicas do Jui-Jitsu somadas à filosofia poderiam ter um valor educativo na preparação dos jovens, no sentindo de aprimorar o autodomínio para superar a própria limitação.
Encontramos três aspectos no Judô o condicionamento físico, o espírito de luta e a atitude moral.
Condicionamento físico: Fortalecimento muscular, coordenação, agilidade e equilíbrio. Com o treinamento a pessoa que pratica Judô, passa a se preocupar mais com a saúde e a se prevenir contra doenças e acidentes.
Espírito de luta: A pessoa que pratica Judô cria uma autoconfiança e aprende a se defender em qualquer situação em que se veja ameaçado.
Atitude moral: A pessoa que pratica Judô aprende a ter perseverança, tolerância, cooperação, coragem e cortesia.
Como futuros educadores podemos ver a importância da pratica dessa luta nas escolas, principalmente pelo seu aspecto de atitude moral, onde os alunos podem aprender a conviver em sociedade. Alunos das escolas públicas principalmente das periferias das grandes cidades enfrentam muitos problemas familiares o que gera uma grande revolta nesses alunos, encontramos alunos agressivos com os seus colegas e professores, essa agressividade é expressa verbalmente ou fisicamente. Aplicando as filosofias do Judô nessas escolas poderemos ver a diminuição dessa agressividade, pois os alunos vão aprender a ter autocontrole, o respeito ao próximo, superar suas limitações e determinação. Essa pratica vai auxiliar não só no convívio com o próximo e na agressividade, mas também no desenvolvimento motor e na atenção durante as aulas. Podemos fazer aqui uma analogia com o filme VEM DANÇAR com o Antônio Bandeiras, nesse caso a dança é utilizada para mudar a perspectiva de vida e o comportamento daqueles alunos, e omesmo pode acontecer com a pratica do Judô.
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