Tivemos uma experiência com dança que foi muito interessante, após discutirmos o filme Vem Dançar, a profª nos pediu para levar um ritmo para aula. A 1ª experiência foi com o alunos da outra sala de Ed. Física, eles apresentaram Country, JumpStyle, Rock anos 60, Música dos anos 70 e Forró, minha sala observou e participou com eles nos momentos solicitados. Foi muito legal observar como as pessoas se comportam em um ambiente de dança, para pessoas como eu que ama dançar foi muito fácil se soltar e aproveitar todos os estilos que foram apresentados, porém para muitos não foi tão fácil assim, e isso foi bastante discutido em aula, pois percebemos que muitos não gostam de dançar por causa do corpo, por medo representar algo para quem está olhando ou até mesmo por ter medo de fazer feio. Entendemos que esse tipo de reação acontece por não termos contato com a dança desde a infância, o único contato que a maioria tem é com a quadrilha da escola, dançar faz parte da nossa cultura, através de alguns estilos podemos reconhecer alguns estados do nosso país e também a cultura de outros países, profº de Ed. Física poderia fazer um trabalho em conjunto com colegas de outras disciplinas, como história, geografia e português utilizando a dança. Pudemos observar também que nos estilos em que os passos foram ensinados as pessoas se retraiam mais, quando foi a vez do forró aconteceu algo muito interessante, pois cada grupo apresentava o seu estilo, ensinavam os passos e nos convidava para dançar com eles, porém quando o grupo do forró começou a dançar os 1º passos, a maioria dos que estavam presente começaram a se levantar e formar casal para dançar, não foi preciso o convite do grupo. Eu acho esse estilo de dança muito interessante tenho vontade de fazer uma pesquisa sobre o “poder do forró”, pois quando observo as pessoas dançando esse estilo percebo que elas transcendem , são absorvias pelo som e pelos passos o que também acontece comigo.
A 2ª experiência foi com a nossa sala, teve Anos 80, Lambada, Flesh House e Samba. No segundo dia as pessoas já estavam mais familiarizadas com a dança e com os colegas e o nosso trabalho ficou até parecendo um bailão.
O samba foi apresentado pelo meu grupo, é muito interessante estudar algo que você pensa que sabe, quando optamos pelo por esse estilo achei que seria algo muito fácil, mas ao começar a estudar a história do samba me surpreendicom o fato de percebe que eu só sabia o que o censo comum sabe, que o samba tem origem africana e existem várias vertentes do samba como Gfieira, Samba -canção,Patir do Alto, Pagode e Samba -enredo, mas eu não sabia, por exemplo, que muitos pesquisadores apontam o maxixe, lundu e a modinha como fontes que deram origem ao samba, os sambas mais conhecidos são os da Bahia, do Rio de Janeiro e São Paulo, o samba baiano tem influência do maxixe e do lundu, assim como a lambada que também tem influência do maxixe, apesar de fazer sucesso nesses três estados é claro que quando pensamos em samba o Rio de Janeiro é o 1º que vem na cabeça. Eu não sabia também que o 1º samba foi gravado em 1917 intitulado Pelo Telefone de autoria de Donga e Mauro de Almeida, porém durante a pesquisa pude perceber que há controversas em relação à gravação da música e da letra, aí posso perceber como não sabia quase nada da história, quando escutava o samba cantado por Diogo Nogueira Samba Pros Poetas, não entendia a parte da letra“Donga dizia pelo telefone”, agora eu entendo.Para essa apresentação resolvemos utilizar materiais recicláveis em vez de levar o cd, até que ficou parecendo uma roda de samba. Apesar da ultima experiência ter a conotação de baile e não trabalho, nos dois dias deu para perceber as três dimensões dos conteúdos ( que já foram postados), vários dos estilos apresentados nós só sabíamos fazer (Dimensão Procedimental) e com esse trabalho tivemos que pesquisar a história (Dimensão Conceitual) e durante a apresentação houve interação das duas salas, onde pudemos ver a colaboração, respeito ao próximo e cooperação (Dimensão Atitudinal).
É claro que não posso deixar de color uma musiquinha, vou colocar as duas músicas citadas.
Educação Física nos ensina muitas coisas!
Pelo Telefone:
Samba Pros Poetas :
Nenhum comentário:
Postar um comentário