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segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reinventando a Educação e por conseqüência a Ed. Física




Essa semana foi discutida a importância de re-significar a educação física, ao lermos um artigo do efdesportes.com Cultura corporal e Educação Física: elementos para uma re-significação da prática docente e assistir um vídeo do café filosófico com a filosofa Viviane Mosé, pudemos perceber que a sociedade onde o individuo está inserido molda a sua educação. Todo Homem tem cultura independente de ser alfabetizado ou não, pois a cultura é justamente o modo de vida de uma determinada sociedade, ou seja nós temos a cultura do nosso continente, do nosso país, do nosso estado, da nossa cidade, do nosso bairro e da nossa família. Essa sociedade sofreu mudanças culturais, e isso é muito notável quando conversamos com uma pessoa mais velha, pois sempre escutamos a frase: no meu tempo as coisas não eram assim. Os tempos mudaram, muitas coisas hoje são mais liberais do que antes, temos tecnologia em tudo, podemos nos conectar com o mundo inteiro através da internet, podemos dizer talvez que o mundo evoluiu, não sabemos ao certo se foi uma evolução benéfica, mas o que aconteceu com a Educação? Será que também evolui? Podemos perceber que a educação continua arcaica, professores são “ensinados” dentro das universidades a não pensar, apenas reproduzir o que aprendem, quando vão para dentro da sala de aula “ensinam” o mesmo aos seus alunos. Pensar, é o que nós temos aprendido a cada dia na faculdade, os nossos professores nos provocam o tempo todo fazendo que saíamos da zona de conforto, fazendo pesquisas, relacionado o que lemos e discutimos com o nosso cotidiano e até a enxergar Ed. Física onde talvez não seria possível, exemplo a prova que foi baseada nas obras de Oiticica. Eu achava que essa mudança só tinha que acontecer na Ed. Física, pois é a “disciplina” que estou estudando, mas ao ler o artigo de Bracht A constituição das teorias pedagógicas da educação física (1999) percebi que essa mudança tem que acontecer em toda a educação, quando ele fala “Trata-se do entendimento de que a educação corporal ou o movimento corporal é atribuição exclusiva da Ed. Física. Sem dúvida à Ed. Física é atribuída uma tarefa que envolve as atividades de movimento que só pode ser corporal, uma vez que humano. No entanto, a educação do comportamento corporal, porque humano, acontece também em outras instâncias e em outras disciplinas escolares”. Podemos ver nesse trecho do artigo que quando o professor entende o seu corpo e o do seu aluno como uma totalidade independente de qual for a matéria que ele leciona a educação do corpo está sendo realizada, na palestra de Viviane Mosé esse assunto fica mais claro, quando ela dá o exemplo de uma aula de ciência que é ministrada no interior de SP, onde o professor tem a natureza ao seu favor para explicar alguma planta, porém ele prefere desenhar a planta na lousa do que levar os seus alunos no meio da natureza para ter contato com a planta, trazendo para Ed. Física isso acontece quando os professores se acomodam em “ensinar” futebol, os alunos principalmente os meninos já entram na escola sabendo jogar futebol, pois desde pequenos jogam com familiares ou na rua com os vizinhos. Essa semana tivemos contato com atletismo, trabalhamos arremesso e salto em altura e distância, é bem provável que os nossos professores de Ed. Física também tenham aprendido, mas não nos foi ensinado, pois para isso o professor teria que ter tido o trabalho de pensar em como planejar a aula, para que quebrar a cabeça pensando? O brasileiro já “nasce” sabendo jogar futebol e tendo uma noção básica de voleibol. Tudo se aprende, e os professores precisam ter essa consciência de que aluno tem o direito de aprender modalidades novas, para que possa se desenvolver por completo tendo a noção do seu corpo em totalidade. O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa não unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente. Forma se então uma política das coerções que são um trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos.O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompõe. Uma “anatomia política”, que é também igualmente uma “mecânica do poder”, está nascendo; ela define como se pode ter domínio sobre o corpo dos outros, não simplesmente para que façam o que se quer, mas para que operem como se quer, com as técnicas, segundo a rapidez e a eficácia que se determina. A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos “dóceis”. (Foucault, Michel.Vigiar e Punir, 1987). Viviane Mosé fala na palestra que a escola é como uma fabrica, com todas as característica, ao analisarmos essa trecho de Foucault, entendemos essa semelhança, pois que patrão gosta de ser questionado pelo empregado? E o mesmo acontece na escola o aluno que questiona é visto como problema, pois tira o professor da zona de conforto. Viviane Mosé também convida as escolas a levarem cultura, (nesse caso a cultura é sinônimo de arte) para os aluno e levar os alunos até a cultura. Esse final de semana aconteceu a virada cultural, é claro que eu fui, pois adivinha que ia se apresentar? O Simoninha junto com o seu irmão Max de Castro, porém não assisti só o Show deles, assisti ao show do Nelson Sargento e também do Jair Rodrigues, fiquei impressionada com a quantidade de jovens que conheciam as músicas do dois cantores, porém também fiquei me perguntando se a maioria desses jovens sabiam o motivo de estar ali, pois era muito grande a de ingestão de álcool e substâncias químicas, será que hoje ao chegar em seus trabalhos, faculdades e escolas o assunto foi o tanto que bebeu e que ficou doidão, ou foi a experiência de ter visto coisas diferentes ou a de ter visto o seu artista preferido de graça. Fiquei me perguntando se o fato de jovens se embriagarem cada vez mais cedo tem haver com o fato de não saberem pensar, pois em qualquer evento o excesso de álcool e substâncias químicas está presente, não quero aqui fazer um discurso moralista, mas será que não está na hora de nós jovens paramos para pensar se realmente precisamos disso para nos divertir em qualquer situação? Como disse antes tudo pode ser aprendido, se não fomos ensinados no passado a pensar, podemos aprender agora.
Por falar em pensar, como disse estou aprendendo a fazer isso na faculdade, com tantos trabalhos, precisamos toda semana praticar a criatividade, eu tive que fazer uma paródia para uma aula do core de artes, uma vez por semana temos uma aula diferente, no caso eu faço no 1º horário o core de cultura e no 2º horário o core de artes, foi um desafio pois tive que colocar minha criatividade realmente em pratica, vou postar a paródia aqui.

Primavera
Letra original:

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)

Paródia:

Quando o inverno chegar
Eu vou querer só curtir
Você pode até duvidar
Mas não vou ficar de DP

Porque sou CDF
Repito, sou CDF
Repito, Professor

Eu quero prova, para estudar
Eu quero prova, pode avaliar
Eu quero prova, para estudar
Professor

Você quer curtir comigo, estuda
Você quer curtir comigo, estuda

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